Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara da Universidade do Estado do Amazonas (Cesit/UEA) está realizando o Projeto de Extensão Biblioteca Comunitária: Um ponto de cultura e humanização. As atividades ocorrem na Obra Social Chico Xavier, no bairro Jardim Amanda, na rua da Felicidade, 3.725, na cidade de Itacoatiara (distante 175 quilômetros de Manaus).

Para a coordenadora do Projeto, Prof.ª Dra. Elizângela Silva, o projeto tem como objetivo promover o acesso e a produção cultural em atividades mediadas pela Biblioteca Maria Dolores. O acesso à cultura e a participação em atividades culturais mediadas pela biblioteca são centrados no letramento, na exposição de filmes e na criação de narrativas de vida, com a participação ativa de crianças, jovens e adultos”, disse.
As atividades do programa acontecem de segunda a domingo, sendo a segunda o momento de planejamento e formação da equipe e os demais dias os projetos acontecem nos dois turnos, atendendo crianças, jovens e adultos.
Segundo a subcoordenadora do projeto de extensão Biblioteca Maria Dolores, Prof.ª Dra. Ethel Silva de Oliveira, a equipe tem um papel fundamental na orientação pedagógica. Nossa equipe tem um papel fundamental na orientação pedagógica, especialmente das bolsistas. Além disso, trabalhamos em conjunto com quatro projetos distintos, mas interconectados, acompanhando de perto o dia a dia das atividades”, destacou.
No espaço, uma ampla gama de atividades é oferecida, incluindo círculos de leitura, práticas de letramento e numeramento com jogos, cine-biblioteca e oficinas para o empoderamento de jovens e adultos, tudo articulado ao registro de histórias de vida para promover o letramento. Além disso, o programa oferece suporte ao gerenciamento da biblioteca, com acadêmicos responsáveis pela manutenção do sistema de empréstimos de livros, catalogação de acervo e controle de frequência da comunidade, priorizando o atendimento humanizado a quem chega à biblioteca.